|
A palavra acluofobia, vem do grego, achlýs, ýos que significa escuridão. E a palavra fobia vem de fobos, phóbos que quer dizer ação de horrorizar, amedrontar, dar medo.
Geralmente, quando o medo do escuro atinge um grau grave o suficiente para ser considerado patológico, nós o chamamos de acluofobia.
Acluofobia é o medo do escuro e o temor doentio da obscuridade.
O medo do escuro é natural e faz parte do nosso cotidiano e ocorre especialmente na fase do desenvolvimento infantil. É muito comum nas crianças e, em graus variáveis altos. E, também, entre os adultos.
Além disso, este tipo de medo raramente aparece antes dos 2 anos de idade. Ou seja, este medo não é o medo da escuridão em si. Mas sim, é o medo de perigos possíveis, imaginários, ou ocultos, causados pela escuridão.
É comum o medo do escuro
É comum que muitas crianças tenham medo do escuro. Porque pensam que existe bichos ou monstros escondidos debaixo de suas camas, dentro dos seus armários e em outros lugares.
Frequentemente, muitas crianças podem até ter medo do escuro por causa de alguns dos pesadelos corriqueiros que fazem parte de sua vida.
Todavia, este tipo de medo surge como resultado de coisas que elas ainda não entendem muito bem.
Devido a falta de compreensão e de conhecimento sobre as coisas que acontecem na vida, pode se manifestar, graças ao medo do desconhecido. Por exemplo, o medo do escuro e do bicho papão.
Geralmente esse problema é fácil de ser resolvido. Além disso, basta colocar e acender uma lâmpada noturna no quarto da criança todas as noites.
Caso você não queira colocar e deixar a lâmpada acesa, a criança vai crescendo, dia após dia. Ao passo, que você vai conversando e explicando as coisas para ela entender que bicho papão não existe. Inegavelmente, ela vai crescendo, amadurecendo e entendendo que realmente não há nada para temer.
Sigmund Freud, considerou o medo do escuro como uma manifestação do transtorno de ansiedade de separação.
Sintomas de ACLUOFOBIA
As pessoas que sofrem deste mal, geralmente apresentam sintomas, bem como: a agitação, ansiedade, boca seca, insônia, nervosismo, sudorese, etc.
Caso uma pessoa sofra desta doença por muito tempo, sem obter a ajuda de que precisa, ela adoecerá. Porque não se sentirá capaz de viver de forma segura e tranquila e a sua ansiedade poderá aumentar gradativamente.
Desta forma, procure um psicoterapeuta de sua confiança e faça psicoterapia.
Tratamento
A melhor forma de tratamento é o autoconhecimento. Pois, a psicoterapia o ajudará a se autoconhecer, adquirir o autocontrole. Do mesmo modo, dará um novo sentido a sua vida. Proporcionando um novo significado para tudo o que vier acontecer.
Contudo, ela dará suporte para que as suas frustrações sejam resolvidas e você consiga driblar tudo o que lhe faz mal. Porque, a qualidade de vida é imprescindível para que tenhamos uma vida saudável.
Cristı̊na Almeida
CRP: 06/49407