GRATIDÃO

gratidão

Você sabe o significado da palavra gratidão?

Gratidão é a qualidade de ser grato reconhecer tudo o que a vida nos propicia.

Quando prestamos algum auxílio, benefício, favor, para alguma pessoa, geralmente a pessoa que recebe as nossas benevolências, acabam nos dizendo várias palavras boas de serem ouvidas.

Essas palavras são frases maravilhosas de agradecimento, como: muito obrigado, desejo que Deus te pague, desejo que Deus te abençoe, você é demais, valeu e assim por diante.

Tudo isso acontece, porque o ato de agradecimento permite que a energia que existe entre e dentro de cada um de nós, flua de forma harmoniosa e positiva.

Essa energia nos fazendo sentir uma sensação extasiante que nos deixa melhor a cada dia.

Em outras palavras, quando temos gratidão pelo momento presente, por tudo o que a vida nos proporciona e pela plenitude de viver o aqui e o agora e pela verdadeira prosperidade que tanto sonhamos, vivemos melhor. 

Porque sabemos que não devemos nos preocupar em focar as nossas energias em coisas que não nos farão bem, pois temos a consciência de que podemos pensar no futuro, mas jamais de forma obcecada. 

Viver em sinfonia

Por consequência, se agirmos com gratidão viveremos em sinfonia, como um som que entra nos nossos ouvidos e transforma a nossa vida em um ritmo prazeroso de se curtir. Porque, a prosperidade se manifesta de várias formas, nos fazendo refletir sobre diversos assuntos que jamais imaginávamos pensar ou sonhar.

Essa sinfonia entra aguçando várias áreas do nosso cérebro que passam a ser ativadas pela: atenção, emoção, memória, movimento, trazendo nos efeitos positivos para o nosso cérebro, liberando a dopamina, graças a gratidão que sentimos.

Nesse ínterim, a dopamina por ser um neurotransmissor responsável por levar informações para várias partes do nosso corpo, ao ser liberado aumenta a nossa motivação, provocando a sensação de prazer.

Por isso, saibam que agradecer é um sentimento sublime que nos move, fazendo-nos agradecer por cada situação vivida, pois o sentimento de gratidão nos favorece a todo momento.

Se relacionar com o universo de forma positiva

Desse modo, quando dizemos ou pensamos com veemência: “Universo muito obrigada, por eu ter “isto” na minha vida”, com certeza teremos, porque esta fala ou pensamento não impede que o universo haja a nosso favor.

Se por exemplo, você estiver insatisfeita com as coisas que acontecem na sua vida ou estiver insatisfeita com você mesma, ou esteja sentindo fome, frustrada, raiva de si e dos outros, e outros sentimentos que a deprime, com certeza as suas deficiências atuais, irão tardar o seu processo evolutivo.

Mas, você pode motivar a sua mente, transformar as suas ideias e projetar-se para o mundo tudo aquilo que você almeja sem medo de ser feliz.

Ao passo que você se imaginar e vivenciar a sua condição interna e se sentir satisfeita, você encontrará a sua felicidade, pois você terá milhares de experiências emocionantes.

Através das nossas ações, temos evidência, dos fatos e podemos nos expressar de forma positiva, acreditando e se projetando através da nossa realidade existencial que é divina e extraordinária, tanto no mundo físico como também, em todos os momentos que temos para viver. 

A partir do momento que o agradecimento estiver a frente das nossas ações, conduta, postura assertiva, isso é fácil de ser feito e depois contado aos outros para que adotem a mesma atitude positiva que você vier a ter.

Postura da psicóloga

A psicóloga tem a missão de ajudar os seus pacientes a se autoconhecerem.

Através da psicoterapia cada paciente adquire equilíbrio emocional e tem uma vida de qualidade junto dos seus amigos, amores, familiares e grupos.

O processo psicoterapêutico promove autonomia e capacidade para que o paciente encontre dentro de si as respostas que procuram para os problemas que o afligem,

Pois, a nossa mente é a central de comando do nosso corpo, mas além disso, ela traduz o que sentimos.

Através dela, conseguimos identificar tudo o que é sentimento, seja amor, ansiedade, estresse ou ódio. Mas, quando estamos sobrecarregados, a mente costuma não responder da melhor maneira, o que pode trazer alguns malefícios para nós, como por exemplo, baixa autoestima, crises ansiosas, insegurança, picos de tristeza e etc., isso tudo ocorre por conta da exaustão.

A melhor resposta para esse problema e para trazer o equilíbrio aos poucos para a mente, é o diálogo sobre o seu momento atual, tanto com as pessoas que te cercam. Pois, as vezes esses sentimentos se tornam tão intensos que acabam reverberando no seu ambiente, quanto para uma psicoterapeuta, que é o profissional apto para ajudá-lo a entender esse momento e consequentemente amenizar todo esse cansaço.

A mente é o nosso mundo, e quando o nosso mundo não corresponde ao que queremos, quando o nosso mundo intervém no que fazemos, algo está errado.

É de extrema dificuldade alinhar essa confusão que se estabelece na mente sozinho, mas não é impossível e também não é o recomendado.

Autoconhecimento

O autoconhecimento, sem dúvida alguma, surge de nossos entendimentos pessoais, mas, para alcançá-lo é necessário entender o que se passa na nossa mente, por essa razão, com assistência de quem te circunda trabalhando em conjunto com a psicoterapia, conseguimos nos cobrar menos e por tanto, nos permitirmos carregar menos peso, dividindo a carga dos problemas que lá estão e encontrando medidas plausíveis para eles, através do diálogo e do auto perdão.

Enfim, a mente, quando exausta, adoentada ou até mesmo sobrecarregada, tende a nos castigar e demonstra isso de diferentes formas, tanto no cansaço físico (tensão muscular, dores de cabeça, etc…), como no cansaço psicológico (apatia, crises ansiosas, tristeza, etc…), porém, quando saudável, a mente nos estabiliza, nos deixa atentos, focados e nos faz apreciar melhor os bons momentos e com mais sapiência os episódios ruins que aparecem no caminho.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, nós não estamos no mundo para buscar um jeito de sermos felizes de maneira plena, nós sentimos, pois isso é uma consequência de estar vivo e tratando-se de sentimentos, iremos conviver com uma infinitude deles, sejam os que nos geram sensações agradáveis e nos fazem sorrir, ou os que nos servem sensações ruis e nos levam para baixo.

Equilíbrio mental

Portanto, o grande ponto do equilíbrio mental, não é a busca apenas do que nos faz bem, mas, sim conseguir alcançar o entendimento de que nada está ao nosso controle e que nem sempre tudo estará bem, mas, todo o ciclo se encerra para dar espaço a outro, sendo ele bom ou ruim.

Desse modo, entender o que acontece nos entornos e dentro de nós, nos aproxima de sermos gratos.

Claro que com o entendimento, outros questionamentos surgirão, mas a aceitação sobre eles e a busca pela resolução será um caminho mais leve e compreensivo o que abre espaço para que o sentimento de gratidão para consigo e com quem nos relacionamos, ganhe mais sentido e seja mais frequente, trazendo mais complacência ao cotidiano e a nossa vida.

Cristı̊na Almeida

CRP: 06/49407

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Postagens Relacionadas

Dra. Cristı̊na Almeida

CRP: 06/49407

Há mais de 30 anos atuo ativamente como psicóloga na área clínica, sou psicanalista, especialista em transtornos alimentares, coach e credenciada: