|
As nossas atitudes nos tornam capazes de realizarmos transformações profundas em nossa mente e adquirir recursos para vencer a insegurança . Elas nos ajudam a encontrarmos meios de lidar com a insegurança que habita dentro de cada um de nós.
Todos nós queremos ser bem sucedidos, ter uma vida próspera, cheia de felicidade, sucesso em todos os âmbitos e realizados como um todo.
Mas, para que isso aconteça precisamos mudar o modo como pensamos. Pois, não é possível vivermos e não sabermos lidar com a insegurança e termos uma experiência de vida bem-sucedida, ou feliz, ou positiva se não nos conhecermos.
Cada um de nós estamos cercados de pessoas boas e também de situações. Porém, quando temos uma mentalidade egoísta, ou negativa, ou paranoica, perdemos todo o nosso referencial de coisas boas que estão a nossa volta.
Por isso, é basilar aprender a lidar com a insegurança, para conseguir enfrentar as dificuldades e praticar ações e sentimentos bons, para adquirir mais e mais saúde.
Geralmente nos sentimos inseguros em vários momentos da vida. No entanto, esse sentimento de inadequação é comum. Mas, em excesso, ele não nos faz bem e pode causar vários problemas, nos relacionamentos, no trabalho e no dia a dia, por exemplo.
A insegurança pode provocar: ansiedade, baixa autoestima, medo, síndrome de pânico e várias outras comorbidades, que fogem do controle da pessoa que a sente. Todavia, sabemos que há várias maneiras de lidar com a insegurança, incentivando bons pensamentos para viver a vida com mais confiança e otimismo é uma delas.
Insegurança
A insegurança propicia o mal-estar geral. Mas, o nervosismo dificulta a própria percepção, devido a condição de vulnerabilidade que a pessoa vive. Ou seja, ela promove um sentimento de incapacidade, deixando instável para o enfrentamento e ameaças da vida.
Ao analisarmos sobre a insegurança, podemos afirmar que ela existe. Ela existe, por causa do nosso senso crítico, gerado pelas experiências dolorosas ou traumáticas que é alimentada por nós. Isto é, ela ocorre devido uma série de pensamentos autodestrutivos.
Lidar com a insegurança pode ser complexo e até mesmo laboriosa, mas é necessário, pois apenas a segurança fornece saúde físico, mental e espiritual.
Sintomas da insegurança
As pessoas inseguras geralmente apresentam os sintomas de:
- Apatia;
- Batimentos cardíacos rápidos e descontrolados;
- Cansaço constante;
- Comportamentos antissocial;
- Contraturas musculares;
- Crises de ansiedade;
- Dificuldades de concentração;
- Dificuldades para respirar;
- Dores de cabeça constante; no corpo; no peito e sensação de aperto na garganta;
- Egocentrismo;
- Excesso de pensamentos negativos;
- Falta de apetite;
- Falta de ar;
- Inquietação e desassossego constante;
- Insônia;
- Mudança repentina de humor;
- Pensamentos negativos;
- Pessimismo;
- Sensação de sufocamento;
- Sofrimento de fobia social;
- Tensão muscular;
- Tristeza constante; dentre outros.
Em geral, as pessoas que sofrem de insegurança principalmente excessiva, geralmente vivem em isolamento. De modo que, quanto maior for a insegurança emocional, mais a pessoa que sofre desse mal terá a necessidade de se isolar.
Os efeitos da insegurança
Com o passar do tempo, nós tendemos de forma inconsciente internalizar inúmeros fantasmas, nos dizendo coisas que não nos representa, várias vezes fazemos autocríticas desnecessárias.
Peço que leia as perguntas e reflita: Qual o motivo de você se sentir um fracassado? Porque você não se sente amado? Não tem os amigos dos seus sonhos? Porque você acredita que ainda não consegue mudar os seus pensamentos? Porque a sua própria vida está do jeito que está? E, porque você não é o protagonista da sua história?
Estas perguntas são muito importantes para que a sementinha da mudança seja plantada dentro de você, para que a sua transformação aconteça.
Se você acredita que precisa sofrer e que você merece a vida de padecimento que tem, peço que leia e reflita sobre tudo o que eu vou escrever abaixo para você.
Eu quero que você saiba que assim como eu, você é benção, é luz e a sua vida pode ser transformada.
A única coisa que você precisa colocar em prática é o seu pedido de ajuda. Peça ajuda de uma profissional ou converse com alguém que você goste muito.
Converse com alguém sobre os seus sentimentos de baixa autoestima, inadequação e insegurança. Ao fazer isso, você dividirá o seu sofrimento.
Saiba que uma psicoterapeuta poderá ajudar você a transmutar os seus pensamentos negativos que foram se acumulando e se enraizando, em pensamentos positivos e transformadores.
Acredite que a sua vida pode ser reconstruída
Acredite que a sua vida pode ser reconstruída encima da verdade que você é como pessoa e a sua insegurança deixará de fazer parte dela, simplesmente porque você aprenderá a lidar com a sua insegurança.
Com o passar do tempo, você se tornará mais dono de si e feliz, sem medo de se arriscar em qualquer situação que a vida lhe trouxer, ou seja, você buscará novos caminhos e objetivos para trilhar.
Às vezes, a sua inadequação interna é externada de forma agressiva, atacando pessoas com quem convive, por exemplo: amigos, colegas, familiares, filhos e pessoas que estão ao seu redor. Decerto, você sabe ou às vezes tem consciência de que esses comportamentos inapropriados são ofensivos e que você não gostaria de ser tratado como trata os outros. Sendo assim, invista em você, faça psicoterapia para melhorar os seus relacionamentos e a sua vida.
Pois, em um relacionamento, é preciso se sentir bem e fazer o outro se sentir bem também, pois a ausência dessa relação faz com que uma pessoa fique sujeita a ter: ansiedade, ciúmes, pensamentos autodestrutivos, sentimentos de pouca valia que geram um convívio tóxico ao redor e consigo mesma.
Portanto, sugiro que você imagine uma vida sem julgamentos que o destrói e pare de ouvir os pensamentos maldosos que flagelam a sua alma e ecoam o tempo todo dentro da sua cabeça.
Assim, crie uma oportunidade de enfrentar a sua realidade, para que você possa lidar com a insegurança e viver livre a sua vida.
Dicas para diminuir a insegurança
Lidar com a insegurança é uma atitude necessária para todas as pessoas que querem aumentar a sua autoestima.
Se você acredita que merece viver como vive, sendo o seu próprio carrasco e duro consigo, todas as vezes que deixa de conquistar algo, comete erros, ou perde alguma promoção na vida. Saiba que você precisa se perdoar e entender que nem sempre as coisas da vida serão como você planeja.
Em virtude de que você se veja como merecedor de tudo o que bom, busque viver todas as suas experiências de forma positiva, mesmo se aos seus olhos elas não sejam, pois você tem condições de mudar o seu olhar e vibrar por boas e novas coisas, pois você tem a capacidade de aprender e ter um novo estilo de vida.
Em outras palavras, dê um passo adiante e observe de forma lógica e prática aproveitando tudo de bom e positivo de todas as experiências que a vida lhe trouxer.
Fique sempre que possível, junto das pessoas que te fazem bem. Curta cada segundo, junto delas. Pois a energia vibratória de amor, aumenta a nossa energia do bem e de luz, dessa forma a sua energia aumentará a sua segurança.
Acima de tudo fique feliz com os seus feitos
Acima de tudo fique feliz com os seus feitos, pois as vezes você não valoriza o que você faz. Por isso, elogie os outros e a si mesmo, para que fique explícito na sua mente as coisas boas que você faz ou é capaz de fazer.
Dessa forma sugiro, que você pratique exercícios, faça meditação, tenha uma alimentação saudável, procure um hobby. Lembre-se de comemorar todos os seus sucessos e aproveite o seu tempo livre para fazer coisas que te faça feliz. Logo que possível, assuma uma nova postura e se proponha a aprender a experimentar novas coisas e adquirir novas habilidades. Por fim, nunca deixe nada para depois, pois ao deixar as coisas para depois você procrastinará os seus feitos.
Desse modo, aprenda a lidar com a insegurança, para que a sua vida seja impactada de forma assertiva sempre.
Em geral, podemos dizer que o que está por trás das inseguranças podem ser por exemplo, o medo de que as coisas não deem certo ou não saiam do jeito que você quer. Isso pode acontecer, por causa do medo de ser rejeitado, ou o medo da solidão.
Em suma, procure ajuda de uma psicóloga caso julgue precisar de ajuda profissional. Pois, a psicoterapia o ajudará a se autoconhecer, aprender a admirar os seus feitos, a cuidar de si mesmo, escutar a sua voz interior, como também, a deixar as inseguranças do passado no passado e não no presente.
Cristı̊na Almeida
CRP: 06/49407