|
Vim aqui dizer que eu também já estive no lugar de vocês.
Já passei por dias tristes, estressantes, já acordei imensamente feliz e fui dormir cansada e frustrada, porque é assim que a vida funciona.
Apesar de ser psicoterapeuta há trinta anos, uma das frases que mais escuto é: “Mas você é psicóloga”. Sim. Eu sou psicóloga, psicoterapeuta, especialista em transtornos alimentares, psicanalista, etc e estou nessa jornada sempre com o objetivo de ajudar pessoas, mas posso contar um segredo: Nós, dessa profissão, também somos seres humanos.
Todos nós, seres humanos, temos o direito de ficar triste, chorar e desabafar, quando for necessário e principalmente de ser feliz.
Não vou mentir, nem todos os dias serão bons, mas não precisamos fazer deles, o fim do mundo. A vida tem seus altos e baixos e assim como temos dias incríveis, temos dias extremamente cansativos, mas é natural, está tudo certo.
O importante é aprender a levantar e seguir em frente, transformar as situações difíceis em aprendizados e saber reconhecer quando precisamos enxergar realmente nossas necessidades e ir atrás de dar ao corpo e ao espírito, o que eles precisam.
Com as sessões de psicoterapia, não temos exatamente um milagre, porque creio que não exista vida perfeita, apenas aprendemos a lidar com as emoções, a resolver problemas com mais calma e menos desespero, aprendemos a chorar a dor que nos aflige e encontrar um meio de se reerguer para não sofrer tanto.
A psicoterapia não é a solução de todos os seus problemas, mas um meio de te ensinar a conviver melhor com eles, trazendo de volta a sua autoconfiança, autoestima e a olhar a vida e tudo ao seu redor de outra forma.
Te contei tudo isso, para que você possa entender que seu sofrimento não deve e não pode de maneira alguma ser eterno. Basta você entender que precisa de ajuda de profissionais especializados que vão te acolher e te ajudar a dar um fim nessa dor eterna e ver uma luz no fim do túnel.
Dra. Cristı̊na Almeida.