|
Você já parou para pensar que a solução para aumentar a sua autoestima é se respeitar em primeiro lugar?
Quando tomar a decisão de se autorrespeitar acima de tudo, acabará impondo respeito em pequenas mudanças, gestos e atitudes que antes demonstrava o quanto você era uma pessoa insegura.
O medo de ser você mesma vem do desejo de sempre querer agradar os outros e da frustração que seria se aquela pessoa não viesse a gostar de você. Criando assim um personagem que na verdade está ali somente para agradar o outro e está sempre pensando uma, duas, três vezes antes de dizer ou fazer algo que possivelmente aquela pessoa não goste.
Isso pode ser algum trauma interior que algum familiar, amigo ou até de relacionamentos amorosos anteriores que te “policiavam” para sempre ser boa, gentil e agradável e nunca dizer o que você realmente pensa, sente e gosta com frases do tipo: “sua tia está aí, não diga nada a respeito do seu presente de aniversário, diga que gostou e agradeça”, “amiga, ria mais baixo, está sendo escandalosa” ou “essa sua atitude é para se aparecer”. É desagradável, quando fazem isso com você. Não é mesmo?!
São frases desse tipo que criam um alerta no seu subconsciente e toda vez que sentir vontade de comentar algo, rir um pouco mais alto ou expressar seus sentimentos sobre algo que não gostou, automaticamente vem à mente essa “lembrança” do que te disseram e te faz sentir medo de ser você mesma.
Mas você não tem o dever de agradar a todos o tempo todo. Se tem feito isso, pare com isso! O que te diferencia das outras pessoas é a sua própria essência, seu jeito único de pensar, agir, falar e se expressar.
Assim reflita sobre as suas atitudes e vai entender que os outros só vão te respeitar, quando você fizer isso por você mesma primeiro.
Procure ajuda de uma psicoterapeuta caso não consiga mudar sozinha os seus comportamentos e destravar tudo aquilo que te faz mal, pois o seu aliado para o resto da sua vida é você se autoconhecer.
Dra. Cristı̊na Almeida.