COMO DETECTAR MENTIRA

COMO DETECTAR MENTIRA

Entre tantos estudos dentro da psicologia, um que ganha grande destaque é o da mentira baseado na linguagem corporal.

Com ele podemos definir padrões de comportamento de cada indivíduo e identificar se ou quando há alguma alteração em seu “modus operandi”.

Essas alterações podem significar uma infinidade de coisas: emoções não verbalizadas (como o nervosismo), tristeza, estresse, etc.

Saber quando alguém está puxando informações da memória ou se está criando novas, ou até mesmo descobrir o quão comedido ou expansivo a pessoa é, desperta a curiosidade em cada um de nós.

Separamos alguns sinais de mentiras superficiais, para você ficar mais alerta caso suspeite que alguém está faltando com a verdade:

O mentiroso geralmente:

Mantém contato visual em excesso – essa técnica é utilizada de forma que a história pareça mais convincente para quem está ouvindo.

Fala com excesso de detalhes – para tornar uma história mais verossímil, o indivíduo pode adicionar fragmentos de outras histórias no meio, que não acrescentam em nada no contexto geral, apenas para “despistar” a mentira no meio de um turbilhão de informações.

Movimentos corporais involuntários – dificilmente um mentiroso ficará estático enquanto inventa uma história.

Na verdade é muito comum que o nervosismo tome conta de seu corpo, fazendo com que o indivíduo mexa suas pernas, estale os dedos com força, esfregue as mãos nos braços ou pescoço, ou que até morda ou esconda seus lábios.

No geral, aparenta muito desconforto físico, porque sua mente está a todo vapor tentando inventar histórias ou contextos que pareçam fazer parte de uma realidade.

Repetição de palavras – ao mentir, a pessoa costuma agir como um “eco” quando recebe uma pergunta, isso porque a informação falsa precisa parecer a mais verdadeira possível para ela mesma. Exemplo:

– Você se lembrou de arrumar o armário da cozinha?

– Sim, eu me lembrei de arrumar o armário da cozinha.

Responder perguntas com mais perguntas – essa técnica é utilizada para ganhar tempo.

Quando confrontado, um mentiroso é pego de surpresa, e precisa criar uma nova história do zero.

Para que sua mente consiga manter a mentira em um nível plausível de credulidade, ela precisa de um tempo extra. Por isso respostas como: “Mas por que você está me perguntando isso?” são comuns para essas pessoas.

Toma-se algum tempo para inventar uma mentira e reafirmações que o mentiroso conta a si mesmo.

Enquanto uma resposta verdadeira se bastaria com um simples “sim” ou “não”.

Fique alerta

Obviamente, um estudo aprofundado é necessário para detectar, de fato, uma mentira.

Mas com essas dicas você pode ficar mais alerta com as pessoas ao seu redor.

Se você convive com pessoas que tem pseudolalia¹, ou acredita que você tem alguns desses comportamentos, é importante fazer psicoterapia e se autodescobrir.

Pense e faça psicoterapia com uma profissional experiente para conseguir sair de armadilhas que você jamais imaginou desvencilhar-se.

Cristı̊na Almeida

CRP: 06/49407

Pseudolalia¹ – pessoa que mente sem um objetivo específico. Mente apenas por mentir, tem prazer ou vício em mentir.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Postagens Relacionadas

Dra. Cristı̊na Almeida

CRP: 06/49407

Há mais de 30 anos atuo ativamente como psicóloga na área clínica, sou psicanalista, especialista em transtornos alimentares, coach e credenciada: