|
Olá, tudo bem com você?
Eu desejo que sim!
Em nossa sociedade “o fracasso” é observado por más lentes, em sentidos de depreciação e inferioridade. Porém, se analisarmos com calma perceberemos todas as nuances que esta palavra traz.
É muito importante sabermos que cada um de nós possuímos características únicas e o que pode ser considerado fracasso para alguns, não é para outros. Os erros que cometemos são resultados de diversas causas, como a falta de habilidades ou competências necessárias, a falta de motivação ou persistência para enfrentar os desafios, a falta de recursos financeiros ou materiais, a falta de apoio familiar ou social, entre outros fatores.
Freud em sua obra “Arruinados pelo êxito”, publicado em 1916 vai se perguntar o porquê de alguns de nós não conseguirmos suportar o sucesso. Segundo o psicanalista, o sentimento de culpa faz com que as pessoas não se autorizem ao sucesso.
O patinar no fracasso alimenta esse sentimento de culpa, levando a pessoa a acreditar que ela não seria capaz ou não mereceria aquilo que ela deseja.
O fracasso pode desencadear diversas reações emocionais, como a desesperança, a frustração, a raiva, a vergonha e a tristeza. Essas emoções podem variar de intensidade e duração, dependendo da pessoa e da situação que são normais e fazem parte do processo de lidar com o fracasso.
No entanto, se essas emoções se tornarem persistentes e interferirem significativamente na vida da pessoa, é recomendado buscar ajuda profissional.
Espero que você seja muito feliz todos os dias, porque um dia só é pouco!
Um forte abraço e mim beijos meu para você.
Dra. Cristina Almeida❤