|
Amnésia antes de mais nada, vem do grego antigo “ἀμνησία” que significa esquecimento. Assim, a diminuição ou perda completa de memória ocorre, quando a pessoa apresenta dificuldade em se lembrar de algo. Mas, nem sempre é possível tornar claro esse problema logo no início.
Por exemplo, essa psicopatologia pode ser classificada, como: amnésia anterógrada ou amnésia retrógrada.
Em primeiro lugar, a amnésia anterógrada é a incapacidade de se lembrar de eventos depois que acontece uma determinada lesão. Ou seja, o sujeito tem dificuldade em formar novas memórias após um determinado evento.
Em segundo lugar, temos a amnésia retrógrada que é a incapacidade de se recordar de eventos de memórias já formadas. Em suma, as informações que devem ser armazenadas na memória de curto prazo, desaparecem rapidamente.
No entanto, uma pessoa pode desenvolver os dois tipos de amnésia. Por exemplo, a doença de Alzheimer.
Certamente, a pessoa que tem Alzheimer desenvolve a amnésia anterógrada, como também apresenta uma variação gradativa de amnésia retrógrada. Quer dizer, a pessoa começa esquecendo o que comeu no café da manhã e logo em seguida não se lembra do nome e nascimento dos filhos, netos e etc.
A diminuição ou perda completa da memória, pode ser causada por algum trauma físico ou psíquico, porque fazem parte das doenças degenerativas (Alzheimer), lesão física na área cerebral, responsáveis pela retenção de informações, provocadas pelo envelhecimento, estresse ou outros fatores.
Situações que causam a perda de memória
Similarmente, vemos que as amnésias são perdas de memória. Com isso, temos por exemplo o “blackout” que ocorre com algumas pessoas, quando ingerem grande quantidade de álcool que, geralmente agem ordenadamente e falam sobre vários assuntos, mas não se recordam de nada, quando recuperam a sobriedade.
Mais comumente as amnésias são resultado de alterações cerebrais orgânicas, frutos de enfermidades ou traumas. Existe as amnésias psicogênicas, geralmente transcorre em pacientes neuróticos.
Em alguns casos, os pacientes dão conta de sua perda, mas em outros nem sequer se lembram ou memorizam que não estão se lembrando.
- Causas orgânicas (acidente vascular encefálico/ traumatismo crânio encefálico); e
- Psicogênicas (fatores emocionais/eventos traumáticos).
Sintomas da amnésia
- Alzheimer.
- Demência;
- Esquecimento; e a
- Perda de memória de curto prazo.
Tratamento para amnésia
É importante evidenciar que o tratamento para amnésia está totalmente relacionado com sua causa e intensidade.
Atualmente, não existe uma cura para essa doença, porém há tratamento psicológico e a retratação como forma de estimular a memória do paciente.
Cristı̊na Almeida
CRP: 06/49407