|
Entendimento das emoções
O melhor meio de administrar as emoções e construir relações, surge através do desenvolvimento da consciência emocional. Ela nos ajuda a ter consciência sobre quais são os nossos pontos fortes e fracos.
Pois, nenhum de nós podemos nos dar o luxo de agir ou seguir somente os nossos desejos e impulsos, para retratar isso, antecipadamente, traremos o ego para o contexto.
Nesse sentido, é necessário dizer o que ele tem a ver com administrar as emoções e construir relações. Quando se trata de emoções, para que possamos construí-las da melhor forma possível, temos de entender que algumas delas podem nos machucar. Mas, por essa razão não teremos que reprimi-las. Porque as emoções, eventualmente, podem machucar, de fato.
Apesar disso, quem causa uma intensidade maior nessas dores somos nós mesmos. Devido a ideia que criamos a respeito de um sentimento para com o outro. Sobretudo, o ego entra aí.
Em outras palavras, quando nos referimos a ele, queremos dizer que há uma interpretação sobre esses sentimentos em uma perspectiva limitada a apenas um ser, o “Eu”.
Como resultado, as feridas serão maiores e mais complicadas de serem curadas.
Porque:
“O ego personaliza tudo para que a gente se considere um caso especial, mas ninguém é. Entende?”¹
Antes de mais nada, é preciso trazer a conversa um outro questionamento, porque é claro que somos especiais para alguém. Principalmente para os nossos pais, amigos, amores e etc. Mas, essa visão ainda é a visão sobre a nossa realidade, e não dos outros e muito menos de um todo.
O todo é muito grande, abriga muitos corações.
Dessa forma, ao tratar-se de ego o distancie do sentimento, só assim conseguiremos administrar as nossas emoções do modo mais eficaz.
Separação
Contudo, como podemos afastar o nosso ego dos sentimentos? E administrar as nossas emoções? Não é uma tarefa fácil, é um processo que também é doloroso. Mas é uma dor distinta, porque trata-se de uma desconstrução, e quebrar o que nós construímos por tanto tempo sem perceber, dói. Nós só percebemos que algo foi construído depois de quebrá-lo ou perde-lo.
Enfim, isso ocorre para que o processo mude, se torne um caminho de cura, de entendimento e principalmente de autoconhecimento.
Nesse meio tempo, apesar de ser doloroso, quando vivemos o luto dessa perda ou dessa quebra e voltamos a construir relações, nos propomos a sentir e perceber o que se passa com cada um de nós.
Em seguida, passamos a entender o que realmente é aquela determinada emoção.
Como resultado, começamos a descobrir o que é saudável para o próximo, assim como para nós, dessa forma galgaremos relações que sejam mais altruístas e compartilhadas de maneira aberta e sincera, para lidarmos melhor com as nossas emoções.
Por fim, se não o fizermos desencadearemos em nós o transtorno de ansiedade de separação, caracterizado pela experimentação de ansiedade excessiva.
Pois, a ansiedade excessiva pode ser gerada pelo afastamento de figuras de vinculação, logo provocada pela reação emocional exacerbada diante do afastamento dos pais. Por exemplo, ela também pode fazer parte do funcionamento normal entre as relações, ocasionada pela insegurança frente a ausência dos cuidadores.
No momento em que, a ansiedade se configura como um transtorno tudo muda dentro de nós.
Isso ocorre quando se torna inadequada para o grau de desenvolvimento ou quando interfere no funcionamento da vida diária de cada um de nós.
Por isso, precisamos administrar as nossas emoções, para construímos relacionamentos saudáveis e sólidos.
Assistência
À primeira vista, pode ser complicado inicia-lo, por essa razão a psicoterapia pode auxiliá-lo dentro desse processo.
Com o acompanhamento de uma psicoterapeuta, é possível descobrir outros meios para atingir o objetivo. Por muitas vezes é doloroso conseguir sozinho, mas com ajuda, é mais fácil a compreensão e compaixão sobre si.
A psicoterapia ajuda a entendermos como devemos nos guiar no nosso “mundo interno”. Fazendo com que possamos nos martirizar menos e absorver mais informações dos nossos entornos.
Em suma, quanto mais nos conhecemos melhor fica as nossas emoções e relacionamentos.
Demonstrando administrar as emoções
¹ Frase retirada da série animada “MIDNIGHT GOSPEL” da plataforma de streaming NETFLIX. Minuto “21:16”.
Cristı̊na Almeida
CRP: 06/49407