|
Conviver com pessoas negativas pode ser complexo, pois a negatividade dos outros pode querer nos dominar e estimular o nosso estado de humor, alterando-o.
O humor pode ser bom ou ruim durante uma semana inteira, meses e algumas vezes por anos. Isso tudo acontece, quando a pessoa negativa é uma pessoa próxima e convive diariamente.
Provavelmente a pessoa negativa tem a tendência de realizar provocações absurdas e desnecessárias, simplesmente, porque não consegue ver a vida de forma diferente das suas idealizações.
No entanto, é sabido que é possível ter uma boa convivência com pessoas negativas. Para isso, contudo, precisamos usar a nossa inteligência emocional e também estabelecer limites pessoais, para que o outro nos respeite e se respeitem.
Por que as pessoas são negativas?
O comportamento de negatividade pode ser descrito como uma tendência a ser cético, desanimado, desagradável e irritadiço.
A negatividade, consiste em retirar um estímulo aversivo ou desagradável após a ocorrência de uma determinada resposta. Por exemplo, o comportamento de não estudar poderá ser mantido com grande probabilidade de ocorrência caso o aluno obtiver notas ruins e acreditar que jamais terá boas notas.
A pessoa negativa sempre espera pelo pior, independentemente da situação que a vida lhe trouxer.
Em geral, a maioria das pessoas negativas vivenciam algum acontecimento ruim que as levaram a desenvolver uma mentalidade pessimista. Por exemplo, uma pessoa que foi enganada várias vezes, pode deixar de acreditar nos outros e passar a ver os relacionamentos, através de uma ótica negativa.
Muitas pessoas não conseguem se relacionar, depois de tantas decepções e acabam sabotando os seus relacionamentos ou acabam se autossabotando antes mesmo de uma relação começar.
Logo, em seguida, a pessoa adquire uma sequência de hábitos compartilhados por pessoas negativas. Como por exemplo, o prazer em fazer comparações, reclamações, não tomar atitudes, sofrer por antecipação e responsabilizar os outros por seus erros, infelicidade e sentimentos de incapacidade.
Ou seja, várias pessoas são expostas a uma grande carga de negatividade na infância e adolescência. Por falta referências positivas em sua vida, se tornaram adultos igualmente negativos e incapazes de mudarem de conduta sem a ajuda de um profissional que o ajude a se autoconhecer.
Entretanto, muitas pessoas não tem noção de que são mais pessimistas que as outras, e não conseguem romper com os seus padrões de comportamento e hábitos que colaboram com o seu pessimismo.
Isso ocorre, porque normalmente essas pessoas se cercam de coisas ruins, como por exemplo: pessoas com atitudes maldosas, tóxicas, notícias trágicas e etc., e esses elementos atuam como uma influência constante no modo da pessoa ver a vida.
Logo, passam anos fazendo interpretações erradas sobre si, sobre os outros e sobre os acontecimentos.
Em suma, os comportamentos, os conselhos, as pessoas, os sentimentos e principalmente os próprios pensamentos vivem a flor da pele se torturando, porque acreditam estarem sempre com a razão sobre os fatos.
Esse jeito de viver é extremamente prejudicial tanto para as pessoas negativas, quanto para as pessoas que convivem com elas.
Características da negatividade
As pessoas negativas agem constantemente da mesma forma, porque a negatividade toma conta delas. Suas atitudes são bem fáceis de serem percebidas, pois frequentemente causam incômodo.
Sabemos que a alegria e a gentileza são contagiantes e contrariamente o ódio, a irritabilidade, a raiva, a tristeza, e a insatisfação consigo mesmo.
É por isso que ficamos incomodados ao conviver com pessoas negativas e pessimistas.
Traços de personalidade de pessoas negativas
- Desiste de suas ambições quando encontra obstáculos;
- Despreza a si mesmo ou aos outros;
- Diz ‘não’ para todos e para tudo;
- É hostil com as pessoas;
- Expressa dores emocionais para chamar atenção;
- Falta de iniciativa;
- Leva as coisas a ferro e fogo ou não se importam o bastante;
- Quer resolver o impossível para se distrair de problemas de fácil resolução;
- Vive fazendo comparações; e
- Se frustra rapidamente com empecilhos.
A negatividade prejudica a saúde mental
As pessoas negativas em geral não gostam delas mesmas, por isso, tem dificuldade para gostar dos outros e se relacionarem. Porque vivem na defensiva, evitando certas situações, se arriscar e culpam os outros pelos seus fracassos e problemas.
Essas atitudes propiciam pensamentos e sentimentos desagradáveis. Muitas vezes, ao invés de ficar animada com alguma novidade ou se preparar para uma ocasião que deseja muito, a pessoa negativa pensa não ser merecedora e acredita que algo ruim acontecerá antes que aconteça algo de bom.
Assim, é possível dizer que essa pessoa não se dá uma chance para ser feliz nem reconhecer as suas qualidades, mesmo que boas oportunidades cheguem até ela.
Viver desta forma é prejudicial para a saúde mental. Através da mentalidade negativa, vem a ansiedade e o estresse, os quais podem se transformar em várias comorbidades, como exemplos a depressão e as doenças psicossomáticas.
A pessoa negativa se afasta do seu objetivo e também do caminho que sonha, porque não conseguem perceber o que está acontecendo com elas.
Assim, podemos afirmar que a negatividade faz com que as pessoas vivam insatisfeitas consigo mesmas.
Problemas fazem parte da vida, mas não vivê-los a todo o momento. Com o passar do tempo os problemas são resolvidos. Porém, não devemos nos entregar para os pensamentos negativos que decorrem dessas situações.
A convivência com pessoas negativas
Se você estiver apresentando esses comportamentos ou conhecer pessoas negativas, recomendo que você não se deixe influenciar por seus comportamentos desagradáveis e nem venha a ficar cabisbaixo.
Pois, você pode ficar irritado com as atitudes excessivamente impacientes ou pessimistas das pessoas negativas ou de você mesmo.
É importante procurar compreender como as pessoas negativas agem e pensam, para aprender a conviver com elas e com si mesma.
A negatividade prejudica a própria pessoa negativa e também as pessoas com quem ela convive.
Se você tiver consciência disso, se coloque em uma posição assertiva e vá em busca de tratamento.
Viver com olhos de negatividade não lhe fará bem. Assim, tudo o que você consegue ver é o lado negativo das coisas.
Uma vez que você entende o que está acontecendo com você, os seus julgamentos e implicâncias com as pessoas negativas irão cessar e se você se concentrar em melhorar a convivência com essas pessoas, tudo ficará melhor para você e também para elas.
Saiba qual é o melhor caminho
Ser compreensivo com as pessoas negativas, pois elas podem estar sofrendo por ansiedade e depressão sem terem conhecimento disso. Nós somos movidos, por causa de vários conflitos internos ou devido a outros indivíduos. Sendo assim, as dificuldades existem desde que o mundo é mundo, mas temos ferramentas internas para ficarmos satisfeitas conosco e com a vida.
Em suma, algumas pessoas negativas podem ter sofrido algum trauma ou vivido um momento muito complicado, como a morte de um ser muito querido, ou um relacionamento abusivo, entre outros.
Em outras palavras, essas pessoas precisam de ajuda e não merecem serem condenadas ou julgadas por ninguém, porque ninguém sabe o que ela sofreu.
Pedido de ajuda
É provável, que alguma pessoa próxima a você reclame demais de algumas coisas ou de várias coisas. Por exemplo: reclama dos amigos, porque acredita que eles são falsos amigos, reclama das conversas entre amigos, familiares, grupos de trabalho e outros ou de qualquer assunto específico.
Caso isso ocorra tente ajudar indicando a essa pessoa um profissional adequado e especializado, para que essa pessoa seja curada.
Nós sabemos que o corpo fala constantemente e que muitas vezes, as pessoas gritam pedindo socorro, porque não sabem qual caminho tomar para resolverem os seus problemas emocionais e seguirem as suas vidas normalmente. Por causa do sofrimento ocasionado pela ansiedade, estresse e pessimismo que estão impregnados nelas.
Quando a pessoa precisar desabafar, escute com atenção e carinho para que ela se sinta acolhida por você.
Recomende que ela procure um psicólogo para ajudá-la a encontrar a sua cura e se sentir melhor.
A necessidade de impor limites
Frequentemente, uma pessoa somente procura ajuda, quando está se sentindo muito mal, ou então, tem o desejo de ser curada. Portanto, se você fez o que acreditou ser o necessário para ajudar a pessoa negativa e nada funcionou, não insista, respeite-a e espere o tempo dela.
Você pode deixar uma porta sempre aberta para que ela o procure quando precisar de qualquer coisa, mas nunca deixe a sua vida parar por conta disso.
Essa verdade pode ser dura, mas todos nós somos responsáveis por nossas escolhas e também pela nossa vida. Se as pessoas que amamos são negativas e pessimistas e você chegou no seu limite de tentar ajudá-lo, descanse, pare e relaxe, para que as coisas fluam como devem fluir.
Nunca tire a autonomia dos outros ao tentar resolver os problemas deles por eles.
Como se manter calmo
Em geral, conviver com pessoas negativas é uma situação estressante, porque nos frustra constantemente, pois ao iniciar uma conversa é possível ver que ela é curta. “Por que a pessoa negativa sempre diz não, nunca está feliz com as ideais dos outros e vive reclamando de tudo ou de todos.”
A perda da paciência faz que com a reação seja externalizada com agressividade, devido ao desgaste provocado pelo relacionamento truncado que essa relação ocasiona.
Procure manter a calma enquanto interage com a pessoa negativa e lembre-se de ser compreensivo, respirar profundamente e focar no diálogo, porque ele é a melhor forma de se viver bem.
Se for possível, peça para a pessoa falar das suas insatisfações e ouça em silêncio sempre que necessário, sem fazer caras e bocas ou julgamentos.
Quando for preciso, se distancie da relação
As pessoas negativas tendem a sugar as nossas energias e nos deixar mentalmente cansados. Por isso, a maioria dos indivíduos sente vontade de se distanciar logo nas primeiras conversas. Isso ocorre para tentar preservar a nossa saúde mental.
Mas, quando falamos de pessoas que queremos muito bem, fica difícil o distanciamento, pois conviver com pessoas difíceis sem se machucar ou ser machucado é uma tarefa que requer muita sapiência.
Para que a saúde mental seja preservada, em contrapartida precisamos nos colocar no lugar do outro para assim entendermos os seus comportamentos.
Tratamento
Em suma, muitas pessoas negativas demoram a buscar tratamento, porque acreditam que o mau humor é apenas uma característica da sua personalidade.
Mas, é muito importante que a pessoa negativa procure ajuda o quanto antes, pois esse tipo de comportamento afasta as pessoas e atrapalha os relacionamentos.
O tratamento nesses casos deve ser realizado com acompanhamento profissional especializado e consiste no uso de antidepressivos e psicoterapia.
Cristı̊na Almeida
CRP: 06/49407