EQUILÍBRIO

EQUILÍBRIO

A origem da palavra equilíbrio, vem do latim “aequilibrium”, que significa o estado de um corpo que se mantém sem se inclinar para nenhum lado, é a posição estável em que as partes se encontram, ou se aprumam.

O equilíbrio como um todo é de extrema importância para vivermos bem e com saúde, pois a busca pela melhor qualidade de vida é o equilíbrio das relações interpessoais no ambiente: amoroso, escolar, familiar, profissional e social.

Ao falarmos sobre equilíbrio, é necessário termos em mente “o que estamos tentando equilibrar?”, para isso, é preciso falar sobre a nossa constituição.

Nós somos feitos de corpo, espírito e mente e com toda certeza, nós sabemos que o equilíbrio promove o bem-estar do corpo, a estabilidade mental, trazendo harmonia para o nosso espírito.

Estar em equilíbrio é o mesmo que aguentar-se ou sustentar-se como um todo, é ter constância e solidez nos pensamentos, facilitando o raciocínio. Pois, as nossas ações são promovidas através do autocontrole, comedimento, domínio de si mesmo, moderação, prudência e outras características que trazemos conosco e guardamos na nossa bagagem que chamamos de vida.

Dessa forma, o equilíbrio mental propicia o estado de bem-estar e nos concede a libertação dos pensamentos aflitivos, angustiantes e negativos, potencializando a nossa consciência, nos fazendo sentir compaixão, e ter criatividade, discernimento e sapiência.

No momento em que, uma pessoa se vê equilibrada emocionalmente ela consegue ver a clareza do seu ser e tem segurança mediante os problemas que a vida trouxer, buscando resolvê-los da maneira mais assertiva possível, respeitando seus sentimentos e limites. Conhecendo a si próprio é o primeiro passo para quem busca o equilíbrio emocional e a libertação dos seus problemas.

O corpo

O corpo é a moldura onde a mente vive e é o aparelho que tem a vida dada pelo espírito. Ele é o responsável por manter a vida humana em equilíbrio, juntamente com todas as outras funções vitais que o corpo humano necessita para viver.

O corpo, biologicamente, funciona de uma única maneira. Por detrás do nosso corpo físico, está o verdadeiro movimento das emoções que borbulham em nossas mentes aguçadas e tagarelas, que não param nem por um átomo o tilintar das falácias que não param por um segundo sequer.

Por certo, a suprema glória do desenvolvimento humano não depende da nossa capacidade de pensar e raciocinar, porque isso é o que nos distingue dos animais irracionais. O intelecto, assim como instinto, tem apenas um período de duração na nossa jornada. Mas, acredito que o destino final, nos faz reconectarmos com a nossa essência, que é o espírito, dando-nos possibilidades de desenvolvimento humano.

Todos os órgãos tem funções e todas as funções são fundamentais para o funcionamento da estrutura como um todo. Como manter o corpo em equilíbrio?

A resposta não foge dos clichês, apresentados de geração para geração, como: a boa alimentação, manter-se hidratado e praticar atividades físicas são as alternativas mais efetivas para a boa resposta corporal.

Mas, se por um acaso for difícil para você manter o equilíbrio e uma boa alimentação, sempre há uma alternativa para buscar ajuda profissional, um nutricionista, por exemplo. Se o problema for a hidratação, porque a hidratação é importante, mas você esquece de beber água, por exemplo, reveja o que você está fazendo e crie o hábito de beber água regularmente. Nesse caso, a tecnologia pode ajudá-lo. Você pode usar despertadores no celular para que ele te lembre de beber água, existem aplicativos que também tem essa função. Quanto as atividades físicas, busque praticá-las junto de um amigo, que servirá como um bom incentivo, para que todas essas necessidades se tornem possíveis de serem praticadas com mais facilidade, devido a motivação que irão receber.

A mente

A mente é a central de comando do nosso corpo, mas além disso, ela traduz o que sentimos. Através dela, conseguimos identificar tudo o que é sentimento, seja amor, ódio, estresse ou ansiedade.

Mas, quando estamos sobrecarregados, a mente costuma não responder da melhor maneira, o que pode trazer alguns malefícios para nós, como por exemplo, baixa autoestima, insegurança, crises ansiosas, picos de tristeza, isso tudo por conta da exaustão.

A melhor resposta para esse problema e para trazer o equilíbrio aos poucos para a mente, é o diálogo sobre o seu momento atual, tanto com as pessoas que te cercam, pois, as vezes esses sentimentos se tornam tão intensos que acabam reverberando no seu ambiente, quanto para uma psicoterapeuta, que é o profissional apto para ajudá-lo a entender esse momento e consequentemente amenizar todo esse cansaço.

Se por acaso for difícil para você manter a sua mente concentrada, faça meditação, inspire e expire devagar, pense em coisas boas, relaxe e procure ajuda de uma psicoterapeuta, por exemplo, para te ajudar a identificar, distinguir e aceitar com equilíbrio tudo o que a vida lhe favorecer.

Frequentemente, a nossa mente é incapaz de se concentrar nela mesma, pois o aqui e o agora nem sempre ficam no presente, porque volta e meia ficamos pensando no passado e nos preocupando com o futuro.

Enquanto não valorizarmos a nossa essência ficaremos incapazes de fazer qualquer coisa de forma clara, transparente e verdadeira para nós.

Precisamos pensar no hoje, no momento que estamos vivendo sem apegar no que não faz parte do agora. Para que isso aconteça faça uma boa reflexão e abra as portas da sua mente, para que você se permita realizar pequenas coisas e venha experimentar o prazer da vida com equilíbrio.

Haja e veja a sua vida com novos olhos, para desfrutar da verdadeira essência que você tem, sem ficar preso a nenhuma força do passado.

A transformação da sua mente será profunda e você mudará o curso da sua história, através da dedicação em se aprofundar, compreender e integrar no processo da sua transformação mental, dando início a sua nova jornada interior.

O espírito

A evolução espiritual faz com que cada pessoa, encontre um novo patamar para a sua existência, pois ao vislumbrar o seu estado de espírito livre, da periodicidade que se perde, mais em um determinado tempo do que em outro, por exemplo: A relação do passado e futuro passam a ser tão fortes que não nos permite mantê-los afastados por muito tempo, porque sempre enfatizamos acontecimentos que jamais deveriam ser dado ênfase no momento, porque nos falta equilíbrio.

O espírito, ao contrário do que pensamos, não tem vínculo obrigatório com a religião, porque ele é fundamentado, através de uma fonte de energia, divina e suprema. Baseada, nos nossos anseios, concepções e sentimentos.

Geralmente acreditamos que estamos esperando por algo. E nos perguntamos: Quanto tempo temos de vida? Ou será que vamos fazer o nosso trabalho melhor? Será que iremos ver os nossos filhos crescer? O relacionamento que estou vivendo hoje é realmente significativo? Será que um dia eu vou ter sucesso na vida? Ou serei rico? Será que um dia eu serei importante?

Essas questões fazem parte de cada um de nós, mas a pergunta que eu sugiro que deva ser feita é: Será que um dia eu alcançarei a iluminação do meu próprio ser, sem me preocupar com disse me disse, dogmas, religiões e outras facetas da vida? Pois, em geral as pessoas estão vivendo toda a sua vida esperando para começarem algo em sua vida e desta forma sempre deixam algo para depois, porque se preocupam com coisas que não são palpáveis.

Esperando por um novo estado de espírito. Baseando-se apenas no futuro e não no presente, agindo com desequilíbrio. 

Em contrapartida, se preocupam com tantas coisas que não sabem realmente o que querem ser ou ter. Devido a esse tipo de espera, a pessoa cria inconscientemente um conflito entre o seu espírito, a sua mente e o seu presente que não é vivido plenamente.

Pois, o presente não é visto, sendo assim, o futuro é projetado, onde a pessoa quer estar. Desta forma, reduz-se muito a qualidade de vida, porque o aqui, o agora e o presente se perdem com as expectativas do futuro.

Saibam que não há nada de errado em tentar melhorar sua situação de vida, porque acreditam que este é o único meio de conquistar o equilíbrio de tudo o que o cerca. 

Porém, avalie sua situação de vida e o seu Eu interior mais profundo. Já que você ainda não se vê de forma completa e perfeita.

Sua situação de vida consiste em suas circunstâncias e experiências e não há nada de errado nisso, muito menos em definir suas metas e objetivos.

Pois você pode fazer o seu melhor para alcançar as coisas, sem se preocupar apenas com o futuro e ficar se cobrando se está errando ou não. Aja com equilíbrio, deixe de se preocupar com as coisas que já aconteceram ou vão acontecer.

Saiba que o único ponto de acesso para tudo isso é o agora. Portanto, lembre-se que o arquiteto que não presta atenção na fundação do edifício, geralmente passa muito tempo trabalhando na superestrutura que nem sempre mantém o edifício de pé.

Por exemplo, muitas pessoas estão esperando pela prosperidade. Mas, precisam ter em mente que não é possível ir ou viver o futuro hoje. Quando honramos o nosso presente, reconhecemos totalmente a nossa realidade presente – onde estamos e o que somos, ou até mesmo o que estamos fazendo agora, pois ao sabermos completamente o que somos, o nosso ser se expande e se torna completo, isto é, a nossa essência transmuta e flora, porque desabrochamos para a vida.

Tratamento

A psicoterapia é de suma importância para o equilíbrio corporal, espiritual e mental, porque através dela você irá adquirir o autoconhecimento e o rumo para trilhar a sua jornada de forma possível.

Dessa forma, faça psicoterapia e se veja de uma forma melhor.

Cristı̊na Almeida

CRP: 06/49407

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Postagens Relacionadas

Dra. Cristı̊na Almeida

CRP: 06/49407

Há mais de 30 anos atuo ativamente como psicóloga na área clínica, sou psicanalista, especialista em transtornos alimentares, coach e credenciada: