|
Assuma seus erros sem terceirizá-los. É muito comum nos dias de hoje, lidar com pessoas que estão acostumadas a jogar todos os seus erros em cima dos outros, como se elas fossem perfeitas e nunca tivessem errado na vida. Essa atitude gera um desgaste enorme em todas as relações, sejam elas entre pais e filhos, irmãos e irmãs, chefes e colaboradores de serviço, amores, amizades e até entre parentes.
Não há uma situação mais constrangedora do que quando é nítido o erro do outro para com você, ou um erro seu com o outro e ver que você, ou essa pessoa está te manipulando como se o errado fosse você, e vice-versa. Isso acontece quando o outro está tão infeliz consigo mesmo ou vivenciou traumas tão grandes e ao passar por algum julgamento muito forte diante algum erro cometido, que para ele, a melhor defesa, é o ataque.
Então atacar ou se vitimizar, é a única forma de defesa, ao invés de aceitar e assumir os próprios erros e buscar ajudar modificar os seus pensamentos e atitudes. Infelizmente isso é ocorre como se fosse mais “normal” do que as pessoas imaginam, e há aqueles que são tão inocentes e inexperientes no assunto, que aceitam aquela situação de maneira que depois do ocorrido, passam muito tempo se culpando por um erro que não cometeram, o que é muito triste.
Por isso eu digo, não se culpem pelos erros dos outros e não terceirizem seus erros, aceitem e mudem suas atitudes para que vocês não sofram e não façam ninguém sofrer. Procurem ajuda, uma psicoterapeuta capacitada pode ajudar vocês a se reencontrarem, organizar as ideias e serem pessoas melhores com vocês mesmo e pôr a sua saúde mental em dia.
Dra. Cristı̊na Almeida.