|
Nós nos preocupamos a todo o tempo em como controlar tudo e a todos e esquecemos de ser feliz e viver apenas o aqui e o agora, mas sabemos que o futuro é incerto e não está sob o nosso controle. Por isso, não devemos nos apegar às nossas expectativas e precisamos lembrar que as coisas vêm e vão, porque é assim que a vida funciona.
Se frustrar quando as coisas não acontecem segundo o seu ponto de vista só irá frustrá-lo cada dia mais e mais. Assim, se alguma eventualidade surgir e você a chamar de problema e acreditar que é um problema, defina o problema, segue adiante e procure entender por que está preso nele.
A chave para resolvê-lo está em suas mãos e você precisa ser específico e identificá-lo, para enxergar o que realmente está acontecendo. Coloque em palavras o que acontece para compreender o problema, solucioná-lo e superá-lo, para encontrar o seu caminho e ser feliz.
A evolução acontece devido a busca pelo conhecimento que temos, a partir dos erros que cometemos e com os aprendizados constantes.
Nem sempre é possível conseguir compreender o que deveríamos entender em prol do outro, porque o outro tem necessidades diferentes das nossas, porém somos assim, queremos fazer o bem, acreditamos que fazemos, mas o outro geralmente não vê as ações que você fez como boas.
A sua empatia por ele deveria ser o mais importante guia entre ambos, e com essa motivação e sintonia a evolução começaria. Mas, evolução precisa de amor e não só de empatia. Assim, eu ressalto que somos meros e eternos aprendizes nesse jogo da vida.
Se você estiver disposto(a) a se ver como uma pessoa madura e quiser se entender, busque forças para pedir ajuda e seguir em frente, às vezes, tudo que precisa fazer é dar um passo e assumir a sua necessidade de se autoconhecer através do processo psicoterapêutico, pois saiba que a felicidade pode ser conquistada por meio da sua própria consciência.
Dra. Cristı̊na Almeida.