|
A insônia nos pega e nos maltrata quando o nosso emocional não anda bem.
Se você vira de um lado pro outro, sem conseguir dormir, angustiado, e tem pensamentos incomensuráveis que assolam a alma, certamente você está tendo desequilíbrio emocional.
A ausência de sono, acima de tudo, provoca, por exemplo, bocejos, cansaço físico, cansaço mental, dores de cabeça, mau humor e problemas de memória.
Esses sintomas podem aparecer depois de algumas noites mal dormidas.
Se os sintomas não forem tratados de forma eficiente, as noites de insônia podem provocar doenças graves como:
- Diabetes;
2. Problemas cardiovasculares;
3. Redução do controle do movimento do corpo.
O desequilíbrio emocional, acima de tudo, costuma dificultar o sono, proporcionando muitas noites em claro.
Malefícios
A pessoa que tem insônia, ao tentar usar o tempo que fica acordada para fazer alguma atividade, não consegue realiza-las de forma produtiva, por causa do cansaço.
Isso porque a sua atenção e desgaste emocional a prejudica, deixando-a mais lenta, uma vez que o cansaço se manifesta e não permite que a produção ocorra de forma adequada.
É sabido que o sono profundo coordena o hormônio melatonina, produzido pela glândula pineal, que se encontra bem no meio do cérebro, fazendo a reparação e cuidando de células e proteínas do sistema imunológico.
A necessidade de dormir bem é fundamental para a nossa existência, porque o sono faz nosso corpo descansar e se renovar.
Durante o sono, ocorrem vários fenômenos em nosso corpo, como a produção de relação postural, que elevam os patamares sensoriais para nos desligar do ambiente e nos permitir dormir.
De acordo com um levantamento feito pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 76% dos brasileiros têm queixas relacionadas à qualidade do sono.
O Brasil está entre os países em que as pessoas menos dormem no planeta, sendo o campeão absoluto entre os ocidentais.
Dessa forma, constata-se que a insônia atrapalha o funcionamento físico e mental, fragilizando a saúde, já que, lamentavelmente, o sono perdido não se recupera.
Como escapar da insônia
A psicoterapia pode ajudar quem sofre de insônia, pois através da fala e escuta qualificada, é possível chegar ao cerne do problema emocional da pessoa.
Juntamente, é possível utilizar-se da terapia de higiene do sono, que consiste em um ritual estabelecido pela pessoa, a fim de acostumar o corpo e a mente a seguir um passo a passo.
A terapia de higiene do sono consiste em:
Estabelecer horários fixos para se levantar e se deitar;
Evitar dormir durante o dia;
Desligar-se de tecnologias que emitem luz azul (como televisão, celulares e computadores) duas horas antes de ir pra cama;
Utilizar a cama somente para dormir, não usando-a para estudar, trabalhar ou passar o dia;
Fazer uma refeição leve durante à noite;
Praticar atividades físicas durante o dia;
Preparar o quarto para ser um ambiente escuro e silencioso durante à noite;
Meditar.
Com uma rotina bem estabelecida, é possível ajustar seu ciclo circadiano como um relógio dentro de você.
Depois de alguns dias fazendo exatamente a mesma coisa, seu corpo entende que quando as luzes se apagam e você se deita, é hora de desligar.
A combinação da terapia de higiene do sono com a psicoterapia funcionam muito bem, já que uma trabalha com o físico, e a outra com o emocional.
É importante frisar que, para que suas preocupações e angústias deixem de te assolar, é preciso se autoconhecer a fim de tratar a raiz do problema.
Em suma, é importante ressaltar que várias noites de sono bem dormidas são essenciais para a nossa qualidade de vida.
Sendo assim, se você estiver tendo insônia há algum tempo, peça a ajuda de um médico e de uma psicoterapeuta.
Cristı̊na Almeida
CRP: 06/49407