|
Ouvir não é só o que sai dos lábios, pois os olhos, os gestos e os outros sentidos também falam a todo o tempo.
Escutar-se é uma ação que depende da vontade de cada um de nós e prestar atenção em si e tentar entender o que está sendo dito, refletir, e, depois assimilar o que foi dito é maravilhoso para se autoconhecer. Mas, isso é uma atitude utilizada pelos sábios e nem todos nós somos assim.
A maioria das pessoas não conseguem ouvir o que sai da sua boca e nem da boca do outro e muitas vezes o outro diz alho e a pessoa entende bugalho.
Quem escuta a si mesmo vai longe, porque consegue peneirar o joio do trigo e quem só fala ou dá ouvidos aos outros não enxerga um palmo além do nariz e nem chega a lugar algum, pois poucos têm a humildade de saber se ouvir e muitos só sabem falar, falar e falar.
As pessoas que podem contar com quem as ouve e se ouvem, não tem só ouvidos para ouvir. Essas pessoas com certeza sabem se amar, esperar, ouvir, sonhar e são dotadas de grandes virtudes, porque aceitam o que a vida lhes oferece e o que ocorre no tempo certo, pois cada coisa tem o seu tempo para acontecer.
O elixir da vida é descobrir que a essência da existência humana não é esquecer do passado, mas viver o presente e acreditar com fé no futuro na própria luta do dia após dia confiando em si.
Saber ouvir a sua voz interior é mais importante do que jogar palavras ao vento.
Dra. Cristı̊na Almeida.