|
Você diz para os outros que se ama, mas continua ultrapassando seus próprios limites, aceitando coisas, situações e pessoas que te fazem mal. Diz que se ama e se conhece, mas está sempre se culpando quando algo dá errado.
Até quando você vai continuar dizendo coisas para si mesma que não são verdades?
Todos nós fomos ensinados a amar o próximo, mas e a nos amar, quem é que nos ensina? Porque assim como você, eu sei que se amar, se cuidar e se conhecer não é uma tarefa fácil, principalmente no dia a dia, quando as responsabilidades são muitas e exigem ainda mais de nós, marido, filhos, casa, trabalho, família, é muito difícil, mas não é impossível.
É para isso que serve a psicoterapia, que muitos por ai dizem ser frescura, mas saibam que é ela que nos ajuda a nos tornarmos seres humanos melhores e com a mente saudável para dar conta de tudo que a vida nos traz.
Muitas pessoas acham que se amam, e se conhecem quando compram algo que as agrada ou quando saem para comer a comida predileta, mas posso te dizer uma verdade meio cruel de engolir? Se amar, se conhecer é bem mais do que prazeres momentâneos, é bem mais do que roupas, sapatos, viagens, comida… Se amar é se aceitar, aceitar que você não é perfeita, e que ninguém é, e nem por isso você se tornará um monstro.
Se amar é admitir que você também precisa de cuidados, conversar com alguém que te olhe de fora e te mostre o que está acontecendo com você, sem fazer você acreditar que está sendo fraca.
Procure ajuda para aprender a se amar, se conhecer e se aceitar.
Dra. Cristı̊na Almeida.